Um objeto de entretenimento, muitas vezes,
também revela características de outras sistemas
que organizam a sociedade.
Na verdade, nos
outros sistemas também pode ocorrer o mesmo
(por exemplo, num jornal, há anúncios
publicitários).
Mas o curioso do sistema do
entretenimento é que ele se apropria de elementos
de outros sistemas, absorvendo-os e
transformando-os.
No jornal escrito há o setor de classificados.
Mas
as notícias de jornal não têm uma relação direta
com os produtos que estão sendo vendidos nos
classificados.
Pegue uma revista e um jornal.
Procure uma página com o anúncio de algum
produto.
Veja se há uma relação direta entre as
notícias e os produtos anunciados.
Agora, pense em uma cena de telenovela em que
um produto esteja sendo anunciado.
Repare o que
as personagens estão fazendo, o que elas estão
falando, o local em que se passa a cena e veja se
tudo isso está ou não diretamente relacionado
com o produto oferecido.
Essa atitude de absorção e transformação do
sistema de entretenimento é ainda mais forte no
que diz respeito à arte.
Muitas telenovelas, muitas
minisséries, muitas músicas populares, muitos
filmes de ação ou diversão são adaptados de obras
artísticas.
Muitas vezes, esse procedimento é até
anunciado.
Se você puder, preste atenção na abertura de
algumas novelas ou minisséries.
Veja se há
alguma referência a outras obras, algumas frases
como “baseado no texto de ...”, ou “adaptação
livre da obra de...”. Isso significa que o que se
verá foi adaptado de uma outra obra,
normalmente artística.
No entanto, objetos de entretenimento, muitas
vezes, absorvem e transformam objetos artísticos
sem deixar esse procedimento claro.
Há algum
mal nisso? OS desafios para a elaboração de um bom tcc passam, é claro, pela busca de um bom orientador que instigue o estudante a de desenvolver adequadamente.
Falando sobre o sistema artístico, dissemos que,
em geral, ele causa estranhamento no espectador,
justamente porque não é um objeto construído
para distrair as pessoas, mas para levá-las a
alguma reflexão, para avançar nos domínios das
técnicas daquela arte e construir uma nova
concepção de beleza, entre outras possibilidades.
Quando, porém, tomamos consciência de que os
objetos artísticos muitas vezes são utilizados
como fonte para os objetos de entretenimento, começamos a perceber que existe uma enorme
função social para a arte, mesmo que não
consigamos vê-la de imediato.
Quando um objeto de entretenimento se baseia em
um objeto artístico, mas não se preocupa em
deixar clara a referência, de alguma forma não
nos desperta a curiosidade pelo original,
mostrando como se fossem novas idéias já
consagradas por outras obras.
Isso quer dizer que os objetos de entretenimento
não têm o seu próprio lugar?
Lugar é o que entretenimento mais tem no mundo
moderno.
Com o ritmo acelerado do dia-a-dia,
todos necessitam de momentos de lazer, seja para
o corpo ou a mente. Mas, como as ofertas para o
divertimento são muitas (neste momento, você
poderia ver vários programas diferentes na
televisão), a concorrência entre os produtores é
grande.
Na busca desenfreada pela novidade, os objetos de
entretenimento, por vezes, se tornam apelativos,
exagerando nos temas sensacionalistas,
estimulando preconceitos, humilhando pessoas
etc.
Mas, muitas vezes também, com clareza,
simplicidade e emoção, programas de auditório,
transmissões esportivas, novelas de televisão
conseguem um feito notável: levar uma diversão
simples e imediata a milhares de pessoas ao
mesmo tempo.
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