Desafios na busca de um orientador de TCC

Um objeto de entretenimento, muitas vezes, também revela características de outras sistemas que organizam a sociedade.
Na verdade, nos outros sistemas também pode ocorrer o mesmo (por exemplo, num jornal, há anúncios publicitários).
Mas o curioso do sistema do entretenimento é que ele se apropria de elementos de outros sistemas, absorvendo-os e transformando-os.
No jornal escrito há o setor de classificados.
Mas as notícias de jornal não têm uma relação direta com os produtos que estão sendo vendidos nos classificados.
Pegue uma revista e um jornal.
Procure uma página com o anúncio de algum produto.
Veja se há uma relação direta entre as notícias e os produtos anunciados.
Agora, pense em uma cena de telenovela em que um produto esteja sendo anunciado.
Repare o que as personagens estão fazendo, o que elas estão falando, o local em que se passa a cena e veja se tudo isso está ou não diretamente relacionado com o produto oferecido.
Essa atitude de absorção e transformação do sistema de entretenimento é ainda mais forte no que diz respeito à arte.
Muitas telenovelas, muitas minisséries, muitas músicas populares, muitos filmes de ação ou diversão são adaptados de obras artísticas.
Muitas vezes, esse procedimento é até anunciado.
Se você puder, preste atenção na abertura de algumas novelas ou minisséries.
Veja se há alguma referência a outras obras, algumas frases como “baseado no texto de ...”, ou “adaptação livre da obra de...”. Isso significa que o que se verá foi adaptado de uma outra obra, normalmente artística. No entanto, objetos de entretenimento, muitas vezes, absorvem e transformam objetos artísticos sem deixar esse procedimento claro.
Há algum mal nisso? OS desafios para a elaboração de um bom tcc passam, é claro, pela busca de um bom orientador que instigue o estudante a de desenvolver adequadamente.
Falando sobre o sistema artístico, dissemos que, em geral, ele causa estranhamento no espectador, justamente porque não é um objeto construído para distrair as pessoas, mas para levá-las a alguma reflexão, para avançar nos domínios das técnicas daquela arte e construir uma nova concepção de beleza, entre outras possibilidades.
Quando, porém, tomamos consciência de que os objetos artísticos muitas vezes são utilizados como fonte para os objetos de entretenimento, começamos a perceber que existe uma enorme função social para a arte, mesmo que não consigamos vê-la de imediato.
Quando um objeto de entretenimento se baseia em um objeto artístico, mas não se preocupa em deixar clara a referência, de alguma forma não nos desperta a curiosidade pelo original, mostrando como se fossem novas idéias já consagradas por outras obras.
Isso quer dizer que os objetos de entretenimento não têm o seu próprio lugar? Lugar é o que entretenimento mais tem no mundo moderno.
Com o ritmo acelerado do dia-a-dia, todos necessitam de momentos de lazer, seja para o corpo ou a mente. Mas, como as ofertas para o divertimento são muitas (neste momento, você poderia ver vários programas diferentes na televisão), a concorrência entre os produtores é grande.
Na busca desenfreada pela novidade, os objetos de entretenimento, por vezes, se tornam apelativos, exagerando nos temas sensacionalistas, estimulando preconceitos, humilhando pessoas etc.
Mas, muitas vezes também, com clareza, simplicidade e emoção, programas de auditório, transmissões esportivas, novelas de televisão conseguem um feito notável: levar uma diversão simples e imediata a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário