Características do parágrafo-padrão dissertativo

Associando ambas as definições, podemos perceber as características essenciais do tipo mais comum de parágrafo, o parágrafo-padrão utilizado no texto dissertativo, já que seu núcleo é uma idéia, um ponto de vista, uma declaração. (E não um quadro, que constitui o núcleo do parágrafo descritivo, ou um episódio, por sua vez o núcleo do parágrafo narrativo.)




Características do parágrafo-padrão dissertativo



• possui uma idéia-núcleo + idéias secundárias;



• é ao mesmo tempo amplo (pois comporta um processo completo de raciocínio) e curto (pois permite a análise dos componentes desse processo).



Por meio do exemplo dado, vejamos como se organiza o parágrafo-padrão dissertativo:
• introdução: apresentação do tópico frasal



Trata-se da colocação sucinta de uma idéia-núcleo, que pode ser uma opinião pessoal, um juízo ou uma declaração, de qualquer tipo.



Exemplo: O texto argumentativo pressupõe uma concepção da linguagem enquanto uma relação dialógica...



• desenvolvimento: justificação, fundamentação da idéia núcleo



Exemplo: ... uma vez que quem argumenta, o faz com vista a convencer um interlocutor. Isto significa poder movimentar-se dentro do texto segundo diferentes perspectivas, ter em mente uma representação do interlocutor e relacionar-se com ela, antecipando possíveis objeções, esclarecendo pontos de vista, defendendo argumentos, apresentando idéias contrárias e refutando-as.



• conclusão (aparece mais raramente): reafirmação da idéia-núcleo

Desta forma, a argumentação se realiza num espaço entre o estabelecimento de um sujeito e a representação de um interlocutor.



Conclusão importante



Feita a divisão do parágrafo - idéia-núcleo + idéias secundárias (introdução / desenvolvimento / conclusão) - passemos à análise de seus componentes:



•   a  introdução  apresenta  uma  declaração,  que se  refere  à  concepção de  linguagem pressuposta no texto argumentativo (a linguagem enquanto relação dialógica);



•  o desenvolvimento fundamenta racionalmente a declaração, por meio de dois argumentos lógicos:

 enquanto o primeiro argumento apresentado é o de causa, quer dizer, é aquele que explica o motivo que justifica a declaração - (... uma vez que (porque) quem argumenta, o faz com vista a convencer um interlocutor); o segundo dá seus desdobramentos, suas decorrências: (Então; portanto) Isto significa poder movimentar-se dentro do texto segundo diferentes perspectivas, ter em mente uma representação do interlocutor e relacionar-se com ela, antecipando   possíveis   objeções,   esclarecendo   pontos   de   vista,   defendendo   argumentos, apresentando idéias contrárias e refutando-as.


• a conclusão reafirma a declaração, acrescentando-lhe novos, elementos: Desta forma (sendo assim), a argumentação se realiza num espaço entre o estabelecimento de um sujeito e a representação de um interlocutor.



Assim, podemos concluir que a essência do parágrafo dissertativo, e por extensão da dissertação como um todo, está na capacidade de relacionar ponto de vista & argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário